o desafio
A missão era dupla:
–
Criar um conteúdo multimédia apelativo para contextualizar os capitéis de granito em exposição, peças imponentes, mas de leitura complexa para o visitante comum;
–
Tornar acessível um livro de 1620 que não pode ser manuseado fisicamente, através de uma experiência digital realista e intuitiva.
O desafio estava em equilibrar a componente educativa e interativa, com respeito pela integridade das peças, pela estética do espaço e pelos diferentes perfis de visitantes.
A solução teria de ser simultaneamente tecnológica, funcional e sensível ao contexto museológico.
o processo
Capitéis em 360°: entre o detalhe e a narrativa
A equipa do museu recolheu imagens de alta definição dos capitéis, captando todos os ângulos e texturas. A UTD tratou essas imagens e animou-as, criando um vídeo envolvente com simulação 360°, onde cada detalhe ganha destaque.
O conteúdo alia movimento e explicação histórica, permitindo ao visitante perceber a forma, função e importância das peças, e explorá-las com tempo, ao seu ritmo.




– 2 capitéis de granito.
Livro interativo: Quando a tecnologia nos devolve o toque
O livro “Plantas e Perfis das Igrejas do Priorado do Crato”, da autoria do arquiteto régio Pedro Nunes Tinoco (c. 1580–1640), é uma obra rara e demasiado frágil para ser manuseada e folheada.
A solução passou por uma digitalização de alta qualidade das suas páginas, seguida da criação de uma animação interativa que simula o folhear do livro.
Com um simples movimento de dedo, o visitante pode folhear digitalmente em ambas as direções, de forma fluída e realista. Cada página apresenta ícones com informações adicionais que enriquecem a leitura e tornam a experiência
mais didática.
A interface foi desenvolvida para ser intuitiva, mesmo para utilizadores menos familiarizados com tecnologia.


– Fotografias de páginas digitalizadas do livro, com a animação interativa, que simula o folhear de uma página.

– Composição gráfica do vídeo, (pormenor de uma página relativa à Igreja Matriz do Crato).
o resultado
O museu ganhou uma nova camada de interpretação e envolvimento:
O vídeo dos capitéis ajuda a contextualizar visual e historicamente as peças, tornando-as mais acessíveis a todos os públicos.
O livro interativo permite ao visitante explorar livremente uma obra de enorme valor histórico, sem comprometer a sua preservação.
A experiência museológica tornou-se mais dinâmica, sem perder o respeito pela memória e pelo rigor histórico.
Este projeto mostra como o design multimédia, quando aplicado com sensibilidade e intenção, pode aproximar o público do património e transformar uma visita ao museu num momento de descoberta que permanece na memória.





